Calçada da Glória

O Ascensor da Glória popularmente referido como Elevador da Glória, localiza-se na cidade de Lisboa, em Portugal, ligando a Baixa (Praça dos Restauradores, 17 m alt.) ao Bairro Alto (Jardim de São Pedro de Alcântara, 61 m alt.). É um dos três funiculares operados pela Carris (como a sua carreira 51E), e destes é o mais movimentado, chegando a transportar anualmente mais de 3 milhões de passageiros.

História
Construído pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard, foi inaugurado em 24 de outubro de 1885, constituindo-se no segundo do género implantado na cidade por iniciativa da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa. O sistema de tração original era de cremalheira e cabo equilibrado por contrapeso de água, passando mais tarde a ser a vapor. Em setembro de 1915 passou a ser movido por eletricidade.

Até finais do século XIX, durante as viagens noturnas a iluminação dentro da cabine era feita com velas.

Entre 1913 e 1926 organizou-se uma prova de ciclismo, a Subida à Glória, recuperada a partir de 2013. Consiste na subida em contra-relógio de todo o trajeto, aberta a participantes profissionais e amadores. O recorde anterior, de 55 s, foi alcançado em 1926 e quebrado em 2013.

Desde fevereiro de 2002 encontra-se classificado como Monumento Nacional.

Venue Map
Venue Details