Município de Viseu

Viseu é uma cidade portuguesa do distrito homónimo, situada na província da Beira Alta, Região do Centro e sub-região do Dão-Lafões. A cidade de Viseu é uma das principais cidades da região do Centro de Portugal, tendo vindo a acolher desde há muito a Volta a Portugal em Bicicleta.

É sede de um município com 507,10 km² de área e 99 274 habitantes (2011), dividido em 25 freguesias. Viseu é centro da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões, composta por 14 municípios e servindo uma população de cerca de 270 000 habitantes. Este é limitado a norte pelo concelho de Castro Daire, a nordeste por Vila Nova de Paiva, a leste por Sátão e Penalva do Castelo, a sudeste por Mangualde e Nelas, a sul por Carregal do Sal, a sudoeste por Tondela, a oeste por Vouzela e a noroeste por São Pedro do Sul. Para além de sede de distrito e de concelho, Viseu é igualmente sede de diocese e de comarca.

Segundo um inquérito de opinião organizado pela DECO de 2007 sobre qualidade de vida, Viseu é a 17.ª cidade europeia com maior qualidade de vida entre as 76 do estudo, sendo ainda a primeira das 18 cidades capitais de distrito portuguesas com melhor qualidade de vida.[9] Em 2012 foi considerada, mais uma vez, a cidade portuguesa com melhor qualidade de vida. 2017 foi o ano oficial para visitar Viseu. Em 2018, Viseu celebrou-se como a “Cidade Europeia do Folclore” através do Festival Europeade. Em 2019, a cidade foi designada como Destino de Gastronomia.

Venue Map
Venue Details